Por que o porco virou o mascote do Palmeiras? Entenda o motivo

A primeira associação do Palmeiras ao porco ocorreu durante a segunda guerra, onde os imigrantes italianos sofreram retaliações dos brasileiros que associavam eles aos fascistas (o que acabou sendo algo bem negativo e que não agradou a torcida). Essa repressão e preconceito não atingiu somente os palmeirenses, como boa parte dos imigrantes italianos que estavam por aqui, sendo que nesta mesma época o Palmeiras precisou deixar de ser chamado de Palestra Itália.

Publicidade

Todavia a história mais popular aconteceu em 1969, quando dois jogadores do Corinthians, Lidu e Eduardo, morreram em um acidente de carro. O prazo de inscrições de novos atletas no Campeonato Paulista daquele ano já havia sido encerrado e devido a fatalidade, o clube alvinegro foi atrás da Federação e dos demais times para conseguir uma autorização extraordinária e assim, inscrever dois novos atletas na competição.

Após a decisão favorável por parte de alguns clubes, o diretor de futebol do Palmeiras na época, José Gimenez Lopes, foi contra, o que a acabou não possibilitando o Corinthians ir adiante.

A partir desse veto, os corintianos começaram a usar o termo Porco no pejorativo, em alusão ao “espirito de porco” que o Palmeiras teve perante a tragédia. Os palmeirenses ficaram alguns anos ouvindo gritos de Porco nos estádios de vários clubes que repudiaram a iniciativa dos palestrinos.

O Palmeiras conviveu com o apelido pejorativo por 17 anos. Todavia em outubro de 1986, por meio de uma jogada bem-sucedida do então diretor de Marketing José Roberto Gabbato, o porco foi adotado pela torcida e pelo clube. Embora tivessem relutado por bastante tempo, enfim os palmeirenses adquiriram o termo e ecoaram os gritos: “Da-lhe Porco” nas arquibancadas do Pacaembu, no jogo contra o Santos. Oficialmente, o clube incorporou o porco como mascote somente em 2016.

A título de curiosidade, Gobbato atualmente é o nome do Porco presente no Allianz Parque para animar a torcida.

Hoje o verdão possui oficialmente mascotes, o Porco Gobbato e o Periquito.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo